O que são as IST: Infecções Sexualmente Transmissíveis?

0
234


Não é difícil entender. Antigamente, muitas delas eram classificadas dentro da caixinha DST: Doenças Sexualmente Transmissíveis. O problema é que, nem todas, eram de fato doenças. Muitas delas começam como sendo infecções e, só depois disso, se transformam em doenças.

É o caso por exemplo do HIV. Quando você é infectado, você não fica doente instantaneamente. Após contrair o vírus (ter uma infecção, biologicamente falando), na maioria dos casos, seu corpo leva em média 5 ou 6 anos para que sua imunidade fique tão baixa que ele se transforme na AIDS (Síndrome da Imuno Deficiência), que aí sim é a doença propriamente dita (e onde muitos, que não sabem que tem HIV, morrem por não ter iniciado o tratamento anos antes)! Em algumas pessoas, isso leva apenas alguns meses, outras, mais anos (cada organismo reage de um jeito!). Mas esta é a média (não se atentar a ela, por favor! Afinal, novamente, cada organismo reage de um jeito). Isso significa que, mesmo estando com o HIV, você não tem sintoma algum, por isso ela é uma Infecção Sexualmente Transmissível.

Daí em diante tem muitas informações ligadas as IST que todos nós, direta ou indiretamente, precisamos entender. Você não precisa se aprofundar no assunto. Mas saber o que é Prep, Pep, saber que pessoas com HIV, que tomam medicação e tem carga viral indetectável não transmitem o HIV (falo isso inclusive dentro do meu romance gay chamado THEUS, aliás, um sucesso a parte, quando puder, leia: tem versão impressa e digital aqui)

E se você não tem muito tempo mas topa assistir 10 minutos de um vídeo, recomendo este, da Lorelay Fox em parceria com a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. Em poucos minutos, tem várias explicações de muitas coisas sobre as IST. Assista aqui mesmo:

Gostou? Então vamos dar uma ajudinha? Vamos compartilhar esse post na sua timeline?

Afinal, a informação é a única arma contra o preconceito e ignorância.

Combinados?

E não se esqueçam de me adicionar nas redes sociais. Todas aqui:
http://fabricioviana.com/redessociais

Caso queira conhecer todos os meus livros com temática LGBT, visite:
http://fabricioviana.com/livros