O que são as IST: Infecções Sexualmente Transmissíveis?


Não é difícil entender. Antigamente, muitas delas eram classificadas dentro da caixinha DST: Doenças Sexualmente Transmissíveis. O problema é que, nem todas, eram de fato doenças. Muitas delas começam como sendo infecções e, só depois disso, se transformam em doenças.

É o caso por exemplo do HIV. Quando você é infectado, você não fica doente instantaneamente. Após contrair o vírus (ter uma infecção, biologicamente falando), na maioria dos casos, seu corpo leva em média 5 ou 6 anos para que sua imunidade fique tão baixa que ele se transforme na AIDS (Síndrome da Imuno Deficiência), que aí sim é a doença propriamente dita (e onde muitos, que não sabem que tem HIV, morrem por não ter iniciado o tratamento anos antes)! Em algumas pessoas, isso leva apenas alguns meses, outras, mais anos (cada organismo reage de um jeito!). Mas esta é a média (não se atentar a ela, por favor! Afinal, novamente, cada organismo reage de um jeito). Isso significa que, mesmo estando com o HIV, você não tem sintoma algum, por isso ela é uma Infecção Sexualmente Transmissível.

Daí em diante tem muitas informações ligadas as IST que todos nós, direta ou indiretamente, precisamos entender. Você não precisa se aprofundar no assunto. Mas saber o que é Prep, Pep, saber que pessoas com HIV, que tomam medicação e tem carga viral indetectável não transmitem o HIV (falo isso inclusive dentro do meu romance gay chamado THEUS, aliás, um sucesso a parte, quando puder, leia: tem versão impressa e digital aqui)

E se você não tem muito tempo mas topa assistir 10 minutos de um vídeo, recomendo este, da Lorelay Fox em parceria com a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. Em poucos minutos, tem várias explicações de muitas coisas sobre as IST. Assista aqui mesmo:

Gostou? Então vamos dar uma ajudinha? Vamos compartilhar esse post na sua timeline?

Afinal, a informação é a única arma contra o preconceito e ignorância.

Combinados?

E não se esqueçam de me adicionar nas redes sociais. Todas aqui:
http://fabricioviana.com/redessociais

Caso queira conhecer todos os meus livros com temática LGBT, visite:
http://fabricioviana.com/livros






Fabrício Viana é Jornalista (MTB 80753/SP), Life Coach, Escritor premiado e bacharel em Psicologia. Com mais de 20 mil leitores, Viana é autor do livro O Armário (sobre a homossexualidade), Ursos Perversos (contos homoeróticos), Orgias Literárias da Tribo (coletânea LGBT), Theus: Do fogo à busca de si mesmo (romance homoerótico), entre outros. Leia a sinopse ou compre seus livros aqui: fabricioviana.com/livros. Deseja fazer uma sessão de Coach (pessoal ou por vídeoconferência)? Aqui fabricioviana.com/coaching. Para adicionar suas redes sociais (Instagram, Twitter, Youtube, Facebook), aqui fabricioviana.com/redessociais

Leia meus livros premiados abaixo!

E me segue no Instagram, clica aqui

     
Livro O Armário / 144 páginas / PSICOLOGIA: Sobre a Homossexualidade e Saída do Armário. Ideal para quem deseja conhecer mais e sem preconceitos!
  Livro THEUS / 196 páginas / ROMANCE HOMOERÓTICO: Narra a história de Junior, a descoberta de sua homossexualidade e a falsa "cura gay". Além de seu grande amor.
Ebook / Impresso
  Ebook / Impresso
     
Livro A importância das Redes Sociais / 47 páginas / MARKETING DIGITAL: Artigo científico produzido após a conclusão da pós-graduação em Comunicação & Marketing/FMU
  Livro A origem da esquizofrenia / 48 páginas / PSICOLOGIA: Entenda como pode ser a origem de uma das piores doenças mentais do ser humano: a loucura.
Ebook
  Ebook
     
Livro Na Brotheragem / 144 páginas / CONTOS HOMOERÓTICOS: São 19 contos eróticos com 15 autores fantásticos. Literatura erótica.
  Livro URSOS PERVERSOS / 120 páginas / CONTOS HOMOERÓTICOS: São 14 contos eróticos com 7 autores. Ursos são homens grandes.
Ebook / Impresso
  Ebook / Impresso
     
Livro ORGIAS LITERÁRIAS / 144 páginas / COLETÂNEA LGBT PREMIADA: São 10 autores que escrevem contos, crônicas e textos em geral sobre a comunidade LGBTQI+
   
Ebook / Impresso
   
     
 


Quer ler a sinopse completa de todos eles? Entre aqui fabricioviana.com/livros




Tem um tempinho? Assista a apresentação
do meu Canal no Youtube:












DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.