Literatura Gay

Data da Parada Gay de 2013 em São Paulo? Para o armário, nunca mais!



Para o armário, nunca mais! – União e conscientização na luta contra a homofobia é o tema da 17ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, marcada para 2 de junho de 2013.

A frase escolhida pela organização é uma resposta à perseguição dos conservadores e, ao mesmo tempo, convoca a comunidade a se manter firme e esclarecida no combate à discriminação. Além da Parada, o tema norteia todas as atividades do Mês do Orgulho LGBT, que ocorre entre maio e junho deste ano.

Segundo o presidente da Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT), Fernando Quaresma, o tema fala ao Poder Legislativo que o movimento não aceita mais ter seus direitos negociados ou barrados por pressão de fundamentalistas.  “Antes não incomodávamos tanto esses setores, pois vivíamos na invisibilidade do gueto. A partir do momento em que a gente sai do armário e começa a reivindicar igualdade, eles passam a nos perseguir e a tentar barrar as nossas conquistas. Isso a gente não vai admitir”, diz o ativista.

Quaresma ainda cita como exemplo a discussão no Congresso em torno da “cura gay”, proposta de lei do deputado evangélico João Campos (PSDB-GO). “É inconcebível que a Câmara se utilize de conceitos subjetivos, como a religião, para questionar o parecer do Conselho Federal de Psicologia, que proíbe os profissionais de tratarem a homossexualidade como uma patologia. Essa é uma conquista nossa e não vamos permitir essa politicagem”.

O tema da 17ª Parada também manda um recado para os próprios LGBT. “Apesar de termos garantido alguns avanços, ainda há muito trabalho pela frente. A militância está dispersa e é preciso engajamento, principalmente da juventude, para que nossa isonomia seja de fato alcançada. Não podemos abaixar a cabeça, pois essa guerra nunca está vencida”, completa Quaresma.

A diretoria da APOGLBT ressalta que objetivo da expressão “Para o armário, nunca mais!” não é incitar que as pessoas assumam sua homossexualidade publicamente, pois essa é uma iniciativa pessoal e cada indivíduo deve ter a sabedoria de tomar essa decisão no momento mais oportuno. Deve ser compreendida como uma palavra de ordem do movimento, para que não haja recuo diante das ameaças dos conservadores.

A todo vapor

A Parada acontece no primeiro final de semana de junho, mas o trabalho da organização já está intenso. No último dia 11, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, assinou a portaria que garante a realização atividade na Avenida Paulista, com todo apoio logístico e de infraestrutura do Município. Na segunda-feira passada (14), a APOGLBT se reuniu com o novo coordenador geral de Assuntos da Diversidade Sexual, Julian Rodrigues, para estabelecer parceria durante o Mês do Orgulho LGBT de São Paulo e demais projetos.

A partir do dia 29 de janeiro, a Associação inicia o procedimento para inscrição de trios elétricos com empresas e instituições interessadas em compor o trajeto da manifestação. E no site da entidade, o público já pode fazer sugestões de homenageados para o 13º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade.

O 17º Mês do Orgulho LGBT de São Paulo está previsto para iniciar no dia 3 de maio. Além da Parada e do Prêmio, a programação oficial conta o Ciclo de Leituras Dramáticas, o Ciclo de Debates, a Feira Cultural LGBT e o Gay Day.

Mais informações com Leandro Rodrigues, no assessoria.imprensa@paradasp.org.br


Escritor Fabrício Viana

Publicado por Fabrício Viana, autor do livro
O Armario
(sobre a homossexualidade) e do livro Ursos Perversos (contos eróticos) em 21-01-2013

Facebook Escritor Fabricio Viana Twitter Escritor Fabrício Viana




Comentários:

27 Comentarios para
“Data da Parada Gay de 2013 em São Paulo? Para o armário, nunca mais!”

  1. Olá um bom dia…
    Sou a mariana travesti,achei muito interessante,
    já ter a data da parada gay de 2013,
    vou toda trabalhada no ouro esse ano me
    aguarde lá..
    Obrigada por manter nos avisados,
    somos um público grande,
    porém a luta pela açeitação é impossivel,
    pois o mundo não açeita de forma nenhuma,
    bom me mantenha informada por email,
    muito obrigada bejs de melão …
    da XUXETTY PARK……

  2. tatiane .felisbino disse:

    Boa tarde , eu participo todos os anos da parada gay , de São Paulo , e adorooo e amo muito , onde podemos expressar nossos sentimentos , quem realmente somos de verdade , de cara limpa doa a quem , doer , sou travesti , e acho que quando nos unirmos realmente com garra e força , venceremos essa batalha , isso deve acontecer primeiro em nosso , meio , Gays , lésbicas , transexuais , travestis , bissexuais , nos mantermos unidos cada vez mais , sem tentarmos sermos um melhor que o outro , para Deus somos todos iguais sem nenhuma diferença , cada qual com sua essência , buscando respeito , dignidade , e felicidade .um dia chegara a verdade e o amor no coração do ser humano .

  3. Flavio disse:

    oi Tdo bem ?
    ja estava interessado em ir na parada ….e com esse tema me animei mais …hehehe…..realmente …armario nunca mais …lembrando que para alguns (eu), o armario as vezes é um conforto necessario ….e leva um tempinhu pra sair dele …hehehe … aos 35, posso dizer que estou quase la…hehehe…abçus ai e parabes pela materia ..

  4. Jean Kharllos disse:

    Olá, boa noite! Acho super interessante já ter o tema desse ano definido, e esse foi o melhor tema que poderiam ter pensado! Já que pra uns é mais demorado “sair do armário” (como o Flavio do outro comentário), pra outros é muito mais precoce, como no meu caso, que tenho 20 anos mas assumi aos 13, quando fui à parada pela primeira vez! Estarei lá esse ano com certeza!

  5. christian disse:

    Adorei sb a data ja…eu ja fui 3 vezes pra parada d S.P …e ñ aprontava por ter ido cm meus migos e agora q m assumi gay relativo…e ñ tnho + q esconde nd d ninguem…vou m torna 1 gay lokito…rsrs
    M esperem por la…deixarei ser bj e tbm bjarei muito…rsrs
    Vlw ai…tds deveriam ser cmo vcs q nos ajuda e ñ os q nos jugam…ñ somos santos + hj qm é santo pra atirar a 1 pedra…rs

  6. jo loira disse:

    Adorie! Vou todo ano e vou estar la dia 2/06 bjus e nos veremos la :)

  7. Duda Bancouffy disse:

    Parabeeins, estareeei la ;)

  8. SANDRA ELI disse:

    BOM DIA QUE LEGAL;ESSE ANO ESTAREI LÁ PARA COMEMORAR PORQUE SOU LÉSBICA ,PARABÉNS A TODOS BJNHOS.

  9. Negro disse:

    ola gostei tb, todos os anos estou la, beijando muito e ficando muito louco rsrs este ano novamente, falou.

  10. vinicius disse:

    legal esse tema sou hetero, e numca fui a parada maiis esse ano eu vou lá para ver d perto.. bjs.

  11. Diego disse:

    Oi sou diego (16),e nunca fui na parada sou gay nao assumido totalmente e nunca fikei cm um garoto rs. Mas eu espero beijar muito nessa parada “duvido” mais quero muito ir… hehe

  12. vitor disse:

    Bacana…ansioso
    so acho que algumas pessoas do nosso meio poderiam se respeitar mais e nos respeitar tambem…nada de ficar com sacanagem ou tirar aa roupa,fui uma vez a parada e vi muiito desrespeito ali oque nao ee legal…
    Queremos respeito,temos que respeitar tambem…

  13. Mika disse:

    Boa noite! interessante o tema deste ano. Espero muito conseguir ir desse ano,, afinal de contas ja sao 5 anos q n perco, e esse se td der certo estarei por la tbm. Apesar de algumas pessoas irem na intensao apenas de baderna ainda tm outras lutando pelos seus direitos…

  14. Alex disse:

    Oi gente, é uma vergonha só porque voces gostam de dar o rabo e chupar pereca quer que os outros aceitem essa pouca vergonha, tomem vergonha em suas caras, voces sao uma vergonha para nosso país.

    Resposta do Fabrício: Obrigado por sua ignorância. Você sim é uma vergonha para o nosso país. Homossexuais não dão apenas “o rabo”, eles possuem relações de amor, constituem família e vivem naturalmente como qualquer outra pessoa. Estude mais, leia mais e conviva mais com gays para perceber o quanto errado você está. E quer um conselho? Se não gosta, pare de visitar página de gays ou com assuntos gays, como esta. ;-)

  15. Rodrigo Linhares disse:

    Caro Fabrício, parabéns pelo seu trabalho e parabéns pela resposta dada ao rapaz que se manifestou de forma desagradável, minimamente falando. Um forte abraço.

  16. Vinny Bohemme disse:

    Parabéns^^

  17. olha voceis brasileiros estao de parabens pois todos os anos vou para o brasil para o carnaval formula indy e a parada gay de sao paulo está certo mesmo sou heterosexual mais não tenho nenhum preconceito uma porque tenho um filho homossexual e outra que na minha empresa trabalha muitos homossexuais de confiança minha moro no japão mais em breve estarei fervendo com voçeis ai no brasil uma otima organizaçao tambem é a parada gay de barcelona que sempre é na ultima semana de agosto fiquem com deus

  18. Alexandre disse:

    A maioria das pessoas pensam que ser gay e usar uma peruca, uma maquiagem, e ficar no salto. Mas vai muito além disso: Ser gay e ter a responsabilidade de não denegrir a nossa imagem perante a sociedade. Respeitar o direito de ser feliz a partir do momento em que começa a liberdade do próximo.
    Para termos o respeito devemos nos dar o respeito.
    Pensam alguns que gays são pessoas promiscuas, com a mente cheia de imagens libertinas.
    Mas ser gay vai muito mais além queremos amar e ser amados e viver uma vida comum como todos os mortais. Por isso vamos fazer por onde trazer de volta o orgulho de ser gay e assumir uma posição que não choque a sociedade e mostre que somos seres humanos comuns, que pagamos impostos trabalhamos e temos acima de tudo um coração que quer amar sem discriminar.

    Fabrício parabéns pelo seu trabalho …

  19. ronaldo disse:

    Muito bacana que já tem tema .temos que realmente apoiar essa união afinal somos gente trabalhamos,pagamos nossos deveres como outros qualquer. e marcarei presença mais uma vez pela a terceira vez.

  20. Fabrício Ola eu adoro o dia o mês e o ano do nosso dia e principalmente da parada do orgulho. e nos temos q aproveitar esse dia eternamente … obrigado por nos manter informados.

  21. Giselle disse:

    olá boa tarde adorooooooo a parada gay melhor quemuita balada….obg por nos manter informados da data da parada estarei lá concerteza sobre esse maluco que comentou essa palhaçada,vc pode ter certeza q ele deve ser irrustido tem vontade e não tem carater suficiente de se assumir pois ser gay não é erro nem falta de vergonha é ter certeza suficiente q sabe oq quer e quando quer !!!!apoio total a PARADA GAY!!!!!!!!!!!BJOKAS *—-*

  22. Adriano disse:

    Interessante o tema,
    gostamos!

  23. Fábio disse:

    Olá!

    Sempre admiro a Parada! Um dos eventos que me divirto muito. Não sou assumido e ainda não vjo motivo para mim assumir; bom não tenho preconceito nenhum, agir normal é minha atitude e não é por não assumir que não posso curtir. Tudo isso é bem relativo, vejo da seguinte forma: Vc assumir e ter um comportamento normal é uma coisa, mas colocar perante a sociedade de forma escandalosa é outra, não sou contra mas não me vjo assim.
    A minha concepção é: Assuma o que vc é, cada um é cada um, mas saiba se comportar, pois o preconceito creio que vem da própria pessoa que pelo fato de ser assumido acha no direito de se expor e mostrar o que é, feio isso, não concordo. Seja o que é e mostre de uma maneira respeitosa.
    Apenas isso…Estou no aguardo para o evento.

    Abraço a todos

  24. mAGDA disse:

    HO ALEX,VOCÊ DEVE SER UM GAY RETRAIDO.PORQUE TANTO ÓDIO ASSIM SÓPODE SER INVEJA POR NÓS TERMOS A CORAGEM DE ASSUMIRMOS NOSSOS SENTIMENTOS ENQUANTO VC FICA AI RETRAIDO. SAI DO ARMARIO E VAI SER FELIZ QUE A VIDA É CURTA.
    E PRA VOCẼ FELICIANO:” VC É SANTO E VAI PARA O CÉU.” TÁ SE EMPORTANTO COM AS NOSSSAS VIDAS PORQUE???? VAI OLHA PRA TRAZ E VÊ TEUS PECADOS VAI TRABALHAR

  25. Jéssika disse:

    Olá, moro em Carapicuíba, tenho uma casa grande e um quarto sobrando, estou alugando para quem mora em outro estado e tem interesse de vir para a parada gay em SP. Pode ficar na casa por 3 dias, cobro R$100,00 o dia para se hospedar. Acompanho até o local da Parada gay. Mais informações: jessika_blm@hotmail.com

    Comentários do Fabrício: Jéssica, removi seu telefone e seu endereço do Facebook por questões de segurança. Não se exponha tanto na Internet para desconhecidos, nem todos são bonzinhos e você pode atrair homofóbicos, psicopatas e afins. Alterei as informações de contato e coloquei seu endereço de e-mail, assim você troca algumas mensagens com os interessados antes. Boa sorte! E boa Parada Gay para todos.

  26. consa disse:

    Ola.boa noite sou uma dona de casa que adora participar,vou todos os anos,e ja estou me preparando .Beijos a todos,,,,,,,,,,

  27. Fernando Sanchês disse:

    Ótimo tema !
    Vamos ser Feliz isso que importa não á tempo a perder .
    É pra vocês “HOMOFÓBICOS” vão tomar no **** *-* .. e para de cuidar da vida alheia !

Comente!