8 dicas infalíveis para ler mais livros e deixar o celular de lado! Compartilhem!

Brasileiro não tem o hábito de ler, já sabemos disso. Porém, isso não significa que você deva ser exatamente este brasileiro que não gosta de ler. Ao contrário do que muita gente imagina, eu sempre tive queda por livros mas o gosto pela leitura mesmo (aquela necessidade de buscar títulos e assuntos que realmente me interessavam!) começou só quando eu estava no quarto ano da faculdade de psicologia (minha primeira graduação, em meados de 1994: eu tinha aproximadamente 19 anos).



Porém, não basta apenas ser curioso e buscar livros e assuntos que você gosta. Você precisa ter controle também de alguns hábitos diários. Mesmo porque, hoje em dia é muito mais fácil abrir o celular, zapear nas redes sociais ou abrir um joguinho, do que conseguir se concentrar em algum livro e ler ele até o final. Com corda ou sem corda?

Brincadeiras a parte, fiz uma lista com 8 dicas para que você (e seus amigos) possam ler mais livros e deixar – pelo menos um pouco – o celular de lado (que, entre nós, muitas vezes não levam a nada!). Então vamos prestar atenção nestas dicas? Compartilhar esse post nas redes sociais e ajudar os amigos/colegas?

Aliás, antes de começar, aproveita e segue meu Instagram (tb sou marketeiro, tá?)


Bora? Dicas simples mas bem eficientes, garanto!

1) Livro sempre na mochila, bolsa ou em suas mãos! Regra primordial!

Já notou que o seu smartphone está sempre acessível? Neste mundo digital você provavelmente pega ele mais vezes do que imagina. Agora, pensa comigo, e se você tiver na sua mochila/bolsa ou por perto um livro? Sempre que for pra escola/faculdade/trabalho/casa ou ainda estiver com tempo livre, ao invés de pegar no celular, você o deixa de lado por uma meia hora (ou algumas horas!) e se dedica a leitura! Pois o livro esta ali, bem na sua frente/junto contigo. Ter um livro (de preferência físico ou digital, usando um Kindle por exemplo) é a melhor estratégia que você deverá ter para começar a ler mais livros. Vai por mim, funciona!

2) Leia um livro de cada vez!

Se você não tem o hábito de ler, evite ao máximo ler mais de um livro de uma vez. Sério. Computadores são multitarefas, nós, não! Então, evite ao máximo ler mais de um livro de uma vez. Quem faz muita coisa ou quer fazer muita coisa, não faz nada. Se dedicar a leitura (livros técnicos, estudo, ficção, enfim) é um hábito a ser construído. Dedique-se!

3) Busque livros que você goste. 

Como sou escritor e tenho mais de sete livros publicados (alguns premiados! conheça todos eles aqui http://fabricioviana.com/livros) devo garantir que você só conseguirá ler por prazer os assuntos que te interessam. Para isso, é fundamental que você leia a sinopse (sobre o que o livro fala!) antes de começar a leitura. Depois, ler comentários de leitores (hoje a Internet possibilita muito isso: eu mesmo sempre leio comentários de leitores das minhas próximas leituras no site da Amazon) torna-se importante também. Afinal, vamos ler livros bons, bem escritos e bem comentados, certo?

4) Entenda que cada livro é um gênero literário diferente.

Difícil alguém não gostar de filmes, certo? Então, filmes tem gêneros diferentes: ficção científica, terror, comédia, documentários, etc. Com livros é a mesma coisa. Há livros de terror, ficção científica, psicologia, comportamento, desenvolvimento pessoal, literatura LGBT e tantos outros. Você precisa não só saber qual gênero você mais gosta como também, vez ou outra, experimentar gêneros diferentes. Cada leitura é um mundo diferente que você viverá/descobrirá.

5) Desconecte-se e concentre-se!

Viver sempre conectado ou viciado no celular é um problema atual e gravíssimo. Infelizmente. E isso tem motivado pessoas a optarem cada vez menos pela leitura e mais ainda pelo prazer momentâneo das redes sociais ou dos joguinhos. Nada contra tudo isso. Eu mesmo adoro. Mas deixar o celular de lado as vezes faz bem. No meu Whatsapp mesmo, desde quando instalei ele, tem a mensagem (que pouca gente lê) dizendo “Se for importante/urgente, me liga!”. Como trabalho com comunicação, vejo mais que a média das pessoas. Ainda assim, evito ao máximo para me concentrar nas outras atividades. Faça o mesmo. Ou se esforce pra fazer o mesmo.

6) Visite bibliotecas ou livrarias físicas.

Quando comecei a gostar realmente de ler, comecei a frequentar livrarias, bibliotecas públicas e até sebos. Da muito tesão você passear por áreas desses ambientes e descobrir novos títulos e autores. Lembro que quando descobri o mundo da leitura, li muitos livros sobre teatro e a arte de interpretar personagens. Isso me ajudou muito – por exemplo – a compor personagens dos meus livros. Visite esses ambientes de vez em quando e veja como tudo fica mais lindo e belo.

7) Compartilhe sua leitura com amigos.

Sempre que ler algum livro, comente com amigos. Fale dos personagens, das situações, do que você aprendeu e o que descobriu sobre o autor, por exemplo. Isso rende muitas conversas inteligentes na roda de amigos. E, falo por mim, até quem não gosta muito de ler vai querer citar também livros que já leu na vida. É como falar de filmes, mas fica bem mais completo, pois você terá mais conteúdo que qualquer um. Experimente.

8) Estabeleça metas e prazos.

Tenho um ex-marido (quando fui casado com dois homens ao mesmo tempo, sim, poliamor: amo!) que sempre me ensinou algo super bacana que ele aprendeu na faculdade de administração: todas as conquistas e sonhos na vida precisam que você estabeleça metas e prazos. Exemplo para a leitura? Vou ler 1 livro a cada dois meses (pra quem não gosta de ler, já é um começo, não?). Depois, aumente esse número. Vou ler 1 livro por mês. Vou ler 2 livros por mês. Ou ainda, 30 livros no primeiro semestre. E tire pelo menos uma hora por dia para se dedicar a leitura. Foco. Quando a gente quer e estabelece metas e prazos, as coisas acontecem. Pra tudo na vida!

Bom, por enquanto é isso.

Acho que estas 8 dicas já são suficientes para começar a ler mais e deixar o celular um pouco de lado, não? Lembrando que a dica número 1 é a principal e mais importante: tenha sempre um livro junto com você (leve-o para todos os lugares, e a todo o momento!). Você vai perceber que fazendo isso (e seguindo as outras dicas) vai começar a ler mais!

E melhor, vai sempre se lembrar que leu estas dicas aqui no meu blog. Dicas do careca escritor aqui.

Agora vamos compartilhar com os amigos/as. Combinado?






Fabrício Viana é Jornalista (MTB 80753/SP), Blogueiro, Life Coach, Escritor premiado e bacharel em Psicologia. Com mais de 20 mil leitores, Viana é autor do livro O Armário (sobre a homossexualidade), Ursos Perversos (contos homoeróticos), Orgias Literárias da Tribo (coletânea LGBT), Theus: Do fogo à busca de si mesmo (romance homoerótico), entre outros. Leia a sinopse ou compre seus livros somente aqui: fabricioviana.com/livros. Se inscreva no seu Canal No Youtube. Deseja fazer uma sessão de Coach (pessoal ou por vídeoconferência)? Aqui fabricioviana.com/coaching. Para adicionar suas redes sociais (Instagram, Twitter, Youtube, Facebook), aqui fabricioviana.com/redessociais

Leia meus livros premiados abaixo!

E me segue no Instagram, clica aqui

     
Livro O Armário / 144 páginas / PSICOLOGIA: Sobre a Homossexualidade e Saída do Armário. Ideal para quem deseja conhecer mais e sem preconceitos!
  Livro THEUS / 196 páginas / ROMANCE HOMOERÓTICO: Narra a história de Junior, a descoberta de sua homossexualidade e a falsa "cura gay". Além de seu grande amor.
Ebook / Impresso
  Ebook / Impresso
     
Livro A importância das Redes Sociais / 47 páginas / MARKETING DIGITAL: Artigo científico produzido após a conclusão da pós-graduação em Comunicação & Marketing/FMU
  Livro A origem da esquizofrenia / 48 páginas / PSICOLOGIA: Entenda como pode ser a origem de uma das piores doenças mentais do ser humano: a loucura.
Ebook
  Ebook
     
Livro Na Brotheragem / 144 páginas / CONTOS HOMOERÓTICOS: São 19 contos eróticos com 15 autores fantásticos. Literatura erótica.
  Livro URSOS PERVERSOS / 120 páginas / CONTOS HOMOERÓTICOS: São 14 contos eróticos com 7 autores. Ursos são homens grandes.
Ebook / Impresso
  Ebook / Impresso
     
Livro ORGIAS LITERÁRIAS / 144 páginas / COLETÂNEA LGBT PREMIADA: São 10 autores que escrevem contos, crônicas e textos em geral sobre a comunidade LGBTQI+
   
Ebook / Impresso
   
     
 


Quer ler a sinopse completa de todos eles? Entre aqui fabricioviana.com/livros




Tem um tempinho? Assista a apresentação
do meu Canal no Youtube:












DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.