40% das pessoas que possuem o HIV não sabem que possuem o HIV.


Em nota divulgada nesta terça, 30/11, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que pelo menos 40% dos portadores do vírus HIV no mundo, não sabem que possuem o vírus no corpo.

Segundo Margaret Chan, diretora geral da OMS, “Milhões de pessoas que têm o HIV não se beneficiam do tratamento indispensável e que, igualmente, pode impedir que transmitam o vírus a outros indivíduos”.

Uma das principais razões do desconhecimento das pessoas é a dificuldade de acesso aos lugares que realizam o diagnóstico. Para piorar, dos que sabem que tem o vírus, aproximadamente 18 milhões não tem acesso ao tratamento de antirretrovirais.

Diante desta estimativa, a OMS incentiva o autoteste, que pode ser feito com um pouco de saliva ou furando a ponta do dedo com uma agulha. Além do mais, o autoteste proporciona um resultado privado, em lugar confortável e com resultado pronto em até 20 minutos.

Nos últimos 10 anos, o total de pessoas que souberam que tinham HIV passou de 12% a 40% na escala mundial. E, conforme alguns estudos, quem tem HIV, toma antirretrovirais e tem carga viral indetectável, não transmite HIV para outras pessoas. Um dos problemas do HIV é, realmente, não saber que tem. Quem não sabe, tem carga viral alta, uma probabilidade de transmissão maior e, quando descobre o vírus, geralmente é tarde demais.

Por isso, na dúvida, a melhor forma de prevenção é o uso da camisinha. Agora, se você praticou sexo desprotegido, faça o teste. É um bem que você fará para você mesmo e para todos aqueles que tem contato.

ENQUETE: Aproveite sua visita e responda “Você namoraria uma pessoa soropositiva (HIV)? Responda aqui: http://fabricioviana.com/enquete-voce-namoraria-uma-pessoa-soropositiva-hiv/






Fabrício Viana é Jornalista (MTB 80753/SP), Life Coach, Escritor premiado e bacharel em Psicologia. Com mais de 20 mil leitores, Viana é autor do livro O Armário (sobre a homossexualidade), Ursos Perversos (contos homoeróticos), Orgias Literárias da Tribo (coletânea LGBT), Theus: Do fogo à busca de si mesmo (romance homoerótico), entre outros. Leia a sinopse ou compre seus livros aqui: fabricioviana.com/livros. Deseja fazer uma sessão de Coach (pessoal ou por vídeoconferência)? Aqui fabricioviana.com/coaching. Para adicionar suas redes sociais (Instagram, Twitter, Youtube, Facebook), aqui fabricioviana.com/redessociais

Leia meus livros premiados abaixo!

E me segue no Instagram, clica aqui

     
Livro O Armário / 144 páginas / PSICOLOGIA: Sobre a Homossexualidade e Saída do Armário. Ideal para quem deseja conhecer mais e sem preconceitos!
  Livro THEUS / 196 páginas / ROMANCE HOMOERÓTICO: Narra a história de Junior, a descoberta de sua homossexualidade e a falsa "cura gay". Além de seu grande amor.
Ebook / Impresso
  Ebook / Impresso
     
Livro A importância das Redes Sociais / 47 páginas / MARKETING DIGITAL: Artigo científico produzido após a conclusão da pós-graduação em Comunicação & Marketing/FMU
  Livro A origem da esquizofrenia / 48 páginas / PSICOLOGIA: Entenda como pode ser a origem de uma das piores doenças mentais do ser humano: a loucura.
Ebook
  Ebook
     
Livro Na Brotheragem / 144 páginas / CONTOS HOMOERÓTICOS: São 19 contos eróticos com 15 autores fantásticos. Literatura erótica.
  Livro URSOS PERVERSOS / 120 páginas / CONTOS HOMOERÓTICOS: São 14 contos eróticos com 7 autores. Ursos são homens grandes.
Ebook / Impresso
  Ebook / Impresso
     
Livro ORGIAS LITERÁRIAS / 144 páginas / COLETÂNEA LGBT PREMIADA: São 10 autores que escrevem contos, crônicas e textos em geral sobre a comunidade LGBTQI+
   
Ebook / Impresso
   
     
 


Quer ler a sinopse completa de todos eles? Entre aqui fabricioviana.com/livros




Tem um tempinho? Assista a apresentação
do meu Canal no Youtube:












1 COMENTÁRIO

  1. […] Logo, o risco de você pegar HIV tendo relações sexuais desprotegidas com quem tem HIV, toma os antirretrovirais e tem carga viral indetectável, é zero. Mesmo que a pessoa com o HIV queira transmitir de propósito (como citou a matéria tosca do Fantástico sobre o tal “Clube do Carimbo”, meses atrás), se ela toma medicação e tem carga viral indetectável, ela jamais conseguirá. Agora, se ela tem HIV e não toma a medicação, ai sim, ela irá transmitir o vírus (inclusive, isso é crime!): e acredite, 40% das pessoas que possuem o HIV não sabem que possuem o HIV. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.